Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, simultaneamente o corpo B exerce uma força sobre o corpo A de intensidade e direção iguais, mas em sentido oposto. A força que que A exerce em B e a correspondente força que B exerce em A constituem um par ação-reação (...). Estas forças não se anulam, visto que elas atuam em corpos diferentes.
[Enunciado da terceira lei de Newton]
Chegou o momento de dar o troco. Apos os resultados dos consursos de ATER (attaché temporaire d'enseignement et de recherche -- contratado temporario para ensino e pesquisa, nosso "professor substituto") aos quais eu me candidatei, eu teria duas opções :
(1) permancer um ano a mais na "equipe" (palavra irônica no contexto) dos meus orientadores (outra palavra irônica). Dar aulas de bioquimica e analise de alimentos pro curso de engenharia de alimentos do ENSAIA. Continuar a pesquisa com a super "equipe" atual, gerando resultados a uma velocidade astronômica, sozinho, e fazendo de conta em publico que o diretor da tese participa de tudo.
Escolhi a opção 2. Sou jovem, vou para uma cidade diferente, trabalhar com outras pessoas, em um assunto que, apesar de ser dentro da minha area de formação, sera novo (isso é excitante !). Meus orientadores estão bastante "chocados", apesar de serem vaidosos demais para o expressarem abertamente. Mesmo com eles fazendo de conta que nada esta acontecendo, é flagrante que eles estão frustrados e inquietos... pois vai levar um tempo para que um eventual substituto meu adquira um certo grau de autonomia para continuar a conduzir a pesquisa de maneira produtiva - e eles poderem se exibir em publico sem fazer nada.
Cedo ou tarde, eu sabia que a vida me daria as balas para atirar de volta. Ficar seria masoquismo. Partir não é egoismo: é apenas amor proprio e senso de iniciativa de procurar me cercar de pessoas suscetiveis de me tratar com um minimo de respeito profissional.
1 commentaire:
vc fez a opçao correta.
no seu lugar eu faria o mesmo!
beijo
Enregistrer un commentaire