22 avril 2009

Earth Day


Site oficial do earth day : http://www.earthday.net

Nestes tempos em que a consciência ecologica tem tido um reconhecimento crescente e incessante, o Earth Day (Dia da tarra), 22 de abril, merece ser lembrado. Esta data marca o aniversario da criação do primeiro movimento ecologico de grande amplitude, motivado por um senador dos estados Unidos no inicio da década de 70 do século XX. Aquecimento do clima, aumento de zonas de desertificação, derretimento das calotas polares, aumento da intensidade das secas, ciclones e tempestades: na realidade, não é clara a fronteira entre o que é devido ao abuso nas atividades do Homem e o que faz parte do uma caracteristica natural do planeta, que sofre naturalmente, ao longo dos séculos, oscilações periodicas do teor de dioxido de carbono e da temperatura da atmosfera. Os debates são calorosos (com o perdão pelo tracadilho) e, até o presente, não ha informação cientifica segura a 100% sobre o assunto. Pouco importa : o Earth Day é uma excelente oportunidade para lembrar a obrigação MORAL e BIOLOGICA que cada um temos de "deixar a casa limpa" para as proximas gerações. Evitar o desperdicio de energia e de agua, separar seletivamente o lixo, preferir produtos certificados como inofensivos ao meio ambiente... são coisas simples, faceis e que demonstram não apenas educação e instinto de conservação, mas também o orgulho de ser parte deste lindo planeta azul e borbulhante de vida.

13 avril 2009

Psicopapa / Psychopape


"O problema da aids não se resolvera com a distribuição de preservativos. Ao contrario, sua utilização agrava o problema. A solução passa por um despertar espiritual e humano et pelo apoio ao que sofrem." -- Vossa (não minha) Santidade Papa Bento XVI

"Le problème du sida ne peut pas être réglé par la distribution de préservatifs. Au contraire, leur utilisation aggrave le problème. La solution passe par un réveil spirituel et humain et l’amitié pour les souffrants." -- Votre (pas la mienne) Sainteté Le Pape Benoît XVI


Essas são as sabias palavras do lider de uma das maiores religiões do planeta, em pleno século XXI, em visita recente ao Camarões, na Africa. Acho que não preciso comentar muito : o absurdo intrinseco desta declaração é grande demais para chocar por si so. So lamento que ainda exista tanta gente que dê credibilidade a uma instituição representada por um ser que diz coisas deste calibre. Ah, antes de terminar: continuem fumando. Parar com o cigarro não podera resolver o problema de câncer de pulmão. Ao contrario, parar de fumar so agrava o problema.

Ce sont les sages mots du leader de l'une des plus grandes religions de la planète, en plein XXIe siècle, lors d'une visite récente au Cameroun, en Afrique. Je ne pense pas qu'il faille s'attarder sur des commentaires : l'absurdité intrinsèque de cette déclaration, seule, est suffisamment gigantesque pour choquer. Je regrette qu'il y ait encore tellement de personnes qui accordent de la crédibilité à une institution représentée par un être qui tient des propos de cet acabit. Ah, pour finir : continuez à fumer ! Arrêter avec la cigarette ne peut pas régler le problème du cancer du poumon. Au contraire, arrêter de fumer ne fait qu'aggraver le problème.

03 avril 2009

10


There are twenty years to go
A golden age I know
But all will pass
Will end too fast
You know
[Placebo - TWENTY YEARS]


Hoje, 3 de abril de 2009, faz 10 anos que eu me mudei pra Viçosa. Esse evento é um dos maiores marcos da minha vida, pois teve significados multiplos e multiplas consequências (a maioria super positiva, ainda bem). Significou o inicio da realização do unico sonho que eu acalentei durante minha infância cinzenta e minha adolescência incolor: o de ingressar em uma grande universidade. Significou também a "partida do ninho", pois deixei a casa dos pais para ingressar no delicioso mas ambiguo mundo adulto.

Tive a ajuda de amigos, de pessoas que eu mal conhecia e que me facilitaram minha vida, me oferecendo teto enquanto eu não pude trabalhar. Outras pessoas me deram um voto de confiança e um emprego, o que me permitiu, rapido, andar com as proprias pernas. Trabalhei muito (cheguei a dar 22 horas de aula por semana, entre monitoria na UFV e colégios na cidade, ao mesmo tempo em que eu conduzia - e bem - minhas disciplinas na UFV). Fiquei doente e sozinho, e de novo eu encontrei quem me desse a mão. Mais que o belo diploma da UFV, Viçosa me ensinou a amar - não sem dor, e não so para mim. Foi em Viçosa que eu enfim aceitei olhar no espelho e me descobrir. Viçosa "me exportou" para a França, para onde eu me "re-exportei" mais tarde e estou até hoje, por enquanto. Viçosa foi, no balanço geral, uma lição garra, de solidariedade e de surpresas.

Os ultimos 10 anos foram mais dinâmicos do que minha cabeça é capaz de assimilar: eles passaram muito mais depressa do que os 10 precedentes, ou fui eu que estava ocupado demais e não prestei atenção ? Seja la qual for a resposta, eu os viveria de novo sem pestanejar, pois foram eles que me transformaram no que eu sou - e eu estou satisfeito do que eu sou. Que os proximos 10, 20, 30, o que restar, sejam pelo menos tão fascinantes, tão memoraveis, tão... 10 quanto estes ultimos 10 que eu acabei de viver.

01 avril 2009

Rions un peu


... longtemps que je n'avais rien mis en français sur mon blog.
Voici une petite vidéo complètement déjantée, barge et drôle !
(merci, Arnaud, pour l'avoir partagée avec moi)

du papier toilette invité chez ses futurs beaux-parents