03 avril 2009

10


There are twenty years to go
A golden age I know
But all will pass
Will end too fast
You know
[Placebo - TWENTY YEARS]


Hoje, 3 de abril de 2009, faz 10 anos que eu me mudei pra Viçosa. Esse evento é um dos maiores marcos da minha vida, pois teve significados multiplos e multiplas consequências (a maioria super positiva, ainda bem). Significou o inicio da realização do unico sonho que eu acalentei durante minha infância cinzenta e minha adolescência incolor: o de ingressar em uma grande universidade. Significou também a "partida do ninho", pois deixei a casa dos pais para ingressar no delicioso mas ambiguo mundo adulto.

Tive a ajuda de amigos, de pessoas que eu mal conhecia e que me facilitaram minha vida, me oferecendo teto enquanto eu não pude trabalhar. Outras pessoas me deram um voto de confiança e um emprego, o que me permitiu, rapido, andar com as proprias pernas. Trabalhei muito (cheguei a dar 22 horas de aula por semana, entre monitoria na UFV e colégios na cidade, ao mesmo tempo em que eu conduzia - e bem - minhas disciplinas na UFV). Fiquei doente e sozinho, e de novo eu encontrei quem me desse a mão. Mais que o belo diploma da UFV, Viçosa me ensinou a amar - não sem dor, e não so para mim. Foi em Viçosa que eu enfim aceitei olhar no espelho e me descobrir. Viçosa "me exportou" para a França, para onde eu me "re-exportei" mais tarde e estou até hoje, por enquanto. Viçosa foi, no balanço geral, uma lição garra, de solidariedade e de surpresas.

Os ultimos 10 anos foram mais dinâmicos do que minha cabeça é capaz de assimilar: eles passaram muito mais depressa do que os 10 precedentes, ou fui eu que estava ocupado demais e não prestei atenção ? Seja la qual for a resposta, eu os viveria de novo sem pestanejar, pois foram eles que me transformaram no que eu sou - e eu estou satisfeito do que eu sou. Que os proximos 10, 20, 30, o que restar, sejam pelo menos tão fascinantes, tão memoraveis, tão... 10 quanto estes ultimos 10 que eu acabei de viver.

4 commentaires:

Unknown a dit…

Querido, 10 anos já se passaram e quanto aprendizado!
Que venham mais 10, mais 30, aprender é bom e só evolui o nosso espirito.
Beijo carinhoso

Marcos a dit…

Isso me lembra que já se completarão 10 anos que nós nos conhecemos. Eu te conheci pouco tempo após você se mudar pra Viçosa. Provavelmente no início de 2000, creio eu. O tempo voa mesmo. Acho incrível, parece que foi ontem. Mas, ao mesmo tempo, ambos amadurecemos tanto que só podia mesmo ter se passado uma década. Saudades de você, amigão. Grande abraço!

railer a dit…

claro que de 10 em 10 a gente vai ficando melhor, mais bonito, mais maduro, mais inteligente!

eu te conheci por aí, garoto inocente que colocava endereço e telefone no icq! hahaha

Maria josé "mamae" a dit…

Meu amor ,como vc cresceu esses 10 anos,mas pra mim continua meu eterno menino,TE AMO MUITO.
BEIJOS E Q DEUS CONTINUA TE ABENÇOANDO SEMPRE.