06 décembre 2008

2008 in music


Sit and wonder :
Faixa de abertura do album Forth, que o The Verve levou 11 anos para lançar. O desespero na letra (Yeah give me some light / give the light /God give me the light...), a voz agonizante (mas fascinante) do Ashcroft, somados a uma exploaração profissionalissima de recursos eletrônicos fizeram desta canção, ao meu ver, uma das melhores canções de rock desta década. Do mesmo album, Love is noise, Numbness e Valium skies são também verdadeiras preciosidades que merecem ser ouvidas com atenção.


Grafton street : A exceção que vale a pena em Safe Trip Home, o decepcionante terceiro album da Dido. Grafton street é um belissimo hino à dor da ausência (No more trips to Grafton Street / no more goin' there / no more sitting up all night / waiting for any word) - Dido perdeu seu pai em 2006, o que atrasou em mais de um ano o lançamento do album. A canção se encerra com uma surpreendente e tocante influência da musica celta, que me deixa parado uns dez segundos quando acaba, para que minha respiração volte ao normal... Talvez eu também salve Let do things we normally do, mas o resto do album é insipido. Simplesmente.

My! My! Time Flies! : Apesar de que as composições e os arranjos inigualaveis de Enya são super agradaveis de se ouvir, seus albuns são normalmente construidos segundo uma mesma formula. Para os menos atentos, isso pode resultar em uma sensação de déjà vu. Exatamente por romper um pouco com o estilo classico da cantora, My! My! Time Flies! entra, para mim, como um marco na musica de 2008. Uma letra engraçada, cheia de referências bastante explicitas à gente como Isaac Newton (A man underneath a tree / an apple falls on his head) ou os Beatles (Four guys crossed the Abbey Road / one forgot to wear shoes). A melodia, dançante ja no começo, evolui de forma que no meio da canção a gente não resiste e começa a acompanha-la bantendo o pé. E, surpresa, um solo de guitarra super "pink-floydiano" completa o clima festivo evocado pela canção. Os fans conservadores atacaram. Eu adorei. Além desta, não se pode deixar de admirar as belissimas Stars and midnight blue (que inspirou o nome deste blog) e Last time by moonlight.

U want me 2 : Faz quase seis anos que os fans de Sarah McLachlan esperamos o sucessor de Afterglow, seu ultimo album inédito em estudio. Esta certo que, desde então, ela teve duas filhas e divorciou-se: não deve ter tido la muito tempo ou cabeça para pensar em musica. Em outubro, ela lançou Closer, um "Best of" bastante representativo de sua carreira e que contém duas faixas inéditas, uma das quais U want me 2. De maneira geral a canção é bem ao seu estilo ; sua voz aparece bela e bem trabalhada e o uso de xilofones deu um toque de "coisa nova" na "coisa". O balanço é positivo : deu para acalmar um pouco enquanto esperamos o novo album prometido para 2009...

4 commentaires:

railer a dit…

blogueiro? que bacana!

não conhece nenhuma dessas músicas. mas pra mim a música de 2008 foi 'miles away', da madonna, pela letra tocante e por falar de algo que todo mundo já viveu um dia (ou ainda vive): amor à distância...

coloca o nome do meu blog, não o meu! abraços

Anonyme a dit…

hummm essa semana farei o balanço de Viçosa 2008, ainda não aprei pra pensar nele, mas sempre tem a parte musical...

Anonyme a dit…

dommage que je ne comprennes pas le portugais. le debut de ton blog est prometeur en tout cas. bizz alain

Unknown a dit…

essa musica da Dido é linda mesmo!!
beijos