02 mai 2009

MILLENIUM


Considerado um dos maiores sucessos literarios da década, vendido a mais de 10 milhões de exemplares nos cinco continentes, o primeiro volume de MILLENIUM (Os homens que não amavam as mulheres) vai estrear nas telas agora em maio. A trilogia MILLENIUM é de autoria do jornalista e escritor sueco Stieg Larsson, que infelizmente faleceu de um ataque cardiaco fulminante, em 2004 pouco depois de entregar à sua editora o terceiro volume da série. Mesmo se as criticas sobre o filme (do diretor dinamarquês Niels Arden Oplev, com atores suecos) são bastante otimistas, eu ja me preparei psicologicamente para me decepcionar no cinema, pois isso invariavelmente acontece (o caso "classico" mais recente é O codigo Da Vinci).


O ponto de partida da trama é Henrik Verger, o velho patriarca da riquissima familia Verger, que jamais se conformou com o desaparecimento, 40 anos antes, de sua sobrinha predileta, Harriet Verger. Desde entao, Henrik recebe pelo correio todos os anos, no dia do aniversario de Harriet, uma flor desidratada e emoldurada. Convencido de que ela fora assassinada - e de que um membro da familia é o assassino e remetente das flores - ele decide enfim pôr fim ao mistério que o atormentou a vida toda e contacta o jornalista Mikaël Blonkvist para investigar o desaparecimento da sobrinha. Mikaël, que acabara de perder injustamente um processo contra o corrupto industrial Winneström, teme pela credibilidade de sua revista, MILLENIUM, além de estar pessoalmente frustrado com a manipulação que existe nos bastidores do jornalismo. Henrik, além de pagar-lhe uma sedutora soma em dinheiro, lhe promete provas que permitirão dar uma reviravolta no processo e condenar Winneström, caso o mistério do desaparecimento de Harriet seja resolvido. Este ultimo elemento convence Mikäel a aceitar a proposta. As circunstâncias farão com que ele acabe por cruzar o caminho de Lisbeth salander, uma jovem punk, associavel, com um passado misterioso e... uma das maiores hackers do planeta. Lisbeth é um personagem fascinante, que vai se tornar um elemento central na saga MILLENIUM. Juntos, os dois vão logo se dar conta de que suas investigações vão contra o interesse da maioria dos membros do clã Verger. E que, para desvendar os horrores escondidos na familia, suas vidas serão postas seriamente em risco.


MILLENIUM possui os ingredientes essenciais dos grandes thrillers (ação e suspense), é escrito de maneira super agradavel e cativante, além de ser super bem documentado, o que confere um grande realismo à historia. Infelizmente, a quantidade de livros estrangeiros traduzidos e editados no Brasil, tirando os blockbusters comerciais, é muito pequena, mesmo infima, se comparada com a diversidade que a se pode encontrar em livrarias estrangeiras. Assim, nos meus 4 anos morando na França, eu devo ter lido mais de uma centena de livros - a maioria excelente - incluindo romances franceses (naturalmente...), japoneses, russos, tchecos, espanhois e dos paises nordicos, notadamente Islândia e Suécia. Para quem tem prazer em saborear um bom livro, recomendo, sem pestanejar, descobrir a trilogia MILLENIUM, cujos dois primeiros volumes milagrosamente sairam no Brasil (pela Cia. das Letras).


(ADENDO DO DIA 21 DE MAIO : Vi o fime hoje e, surpresa... excelente ! Bastante fiel ao livro e super bem realizado !)

2 commentaires:

Maria josé a dit…

estou contando as horas p começar ler esse best seller,q meu "querido filho" me presenteou.
OBRIGADA MEU QUERIDO....TE AMO

railer a dit…

queria ler na mesma velocidade que você... o zig zag tá na cabeceira da cama me olhando, debaixo do petit nicolas, debaixo do gene da matemática, debaixo de outros...