18 mars 2009

Wrong


2009 sera um ano em que algumas bandas de renome que tiveram seu auge nas décadas de 80 e 90 - e que continuam 'em plena forma' atualmente - vão brindar os fans com novos albuns. U2 lançou, neste mês, No line in the horizon, que sucede How to desmantle an atomic bomb (2004). Em junho, saira o novo do A-ha (titulo ainda não anunciado), que sucedera Analogue (2005). Em abril, os fans de Depeche Mode terão Sounds of the universe, sucessor de Playing the angel (2005). Ha alguns dias, eu ouvi na radio o primeiro single de Sounds of the universe, entitulado Wrong. Achei a melodia excellente : um rock potente mas sem ser chato ; um estilo que permite que se reconheça a banda sem entretanto ter gosto de coisa reciclada. Inovação sem perda de indentidade. Algumas pesquisas depois - viva a internet - eu encontrei a letra e o video: ambos são de uma morbidez imensa, paradoxalmente pessimistas e engraçados. Para quem curte essas coisas esquisitas, eis aqui o video (abaixo) e a letra (clique aqui). Logo no começo do video você vera que algo esta terrivelmente... wrong.







14 mars 2009

Canivete suiço


Talvez as pessoas me achem "velha escola" demais, mas determinadas coisas do mundo moderno me irritam pra valer. Dia desses, eu fui olhar um telefone celular e o vendedor me explicou, todo empolgado, que o aparelho continha maquina fotografica de sei la quantos Mpixels, MP3 payer, pen-drive, GPS e conexão internet. Eu não perderia por nada a oportunidade de tirar um sarrinho: "Ele telefona também ?", perguntei.

Brincadeiras à parte, a modernidade descaracterizou as coisas. Os objetos contêm tudo junto e ao mesmo tempo não são nada, nem uma coisa e nem outra : uma coisa unificada, disforme e insipida. A criação de objetos "multi-tarefa" destruiu o gosto de adquirir uma maquina fotografica OU um telefone OU um walk-man (ah, desculpe, isso era no paleolitico... hoje é MP3 player).

Muitos argumentariam a favor, se baseando na suposta praticidade que representa reunir varias funções em um mesmo objeto. Pois bem, eu argumento contra, me baseando no fato que esses canivetes suiços modernos destroem a poesia das coisas e da utilização destas coisas. Além do mais, se você o perde - ou se te roubam, o que é mais provavel - você fica sem tudo de uma tacada so. A discussão poderia parar ai, mas a coisa é mais complexa. Para citar apenas um exemplo que me vem à cabeça agora: meus colegas engenheiros de alimentos têm me dito que, quando passam entrevistas procurando emprego, as empresas querem alguém capaz de formular um produto sensorial e nutricionalmente perfeito, de cuidar da logistica de aquisição de matéria prima E de elaborar a estratégia de markenting e distribuição. Se você falar inglês, francês, espanhol, italiano E alemão, melhor ainda. O ser humano também acaba sendo forçado a se tornar canivete suiço. Você não é mais valorizado pela SUA QUALIDADE NA SUA ESPECIALIDADE, mas pela QUANTIDADE DE GENERALIDADES QUE VOCE PODE FAZER MAIS OU MENOS. E algumas perguntas resultam dai : seria concebivel fabricar um comprimido que seja ao mesmo tempo anti-alergico, anti-inflamatorio, antibiotico E antidepressivo ? Você se deixaria operar por um cirurgião especialista em cirurgia cardiaca, renal E neurocirurgia ? Conseguiria imaginar um professor de quimica, literatura E geografia ?

Ao meu ver, as funções das coisas (e das pessoas) necessitam de invidualização. O contrario significaria que as coisas (e as pessoas) perderiam seu valor. E a vida, em consequência, um pouco da sua graça.

05 mars 2009

O primeiro artigo / Le premier article


Para todos aqueles que ouviram/presenciaram o suplicio que foi até este artigo sair... eis aqui o abstract. O artigo tem um monte de figurinhas legais. Se alguém se interessar em pelo menos vê-lo na integra, basta me dar o toque e eu envio o PDF !

Pour tous ceux qui ont entendu/présencié le suplice que j'ai vécu jusqu'à la sortie de cet article... en voilà l'abstract. L'article contient des tas de petites figures très chouettes. Si jamais quelqu'un s'intéresse à ne serait-ce que le voir dans son intégralité, il suffit de me le faire savoir et je lui enverrai le PDF !

.: Clique para ver grande :.
.: Clique dessus pour l'agrandir :.