24 janvier 2009

Slumdog Millionaire


A palavra slumdog, literalmente "cão do slum", se refere aos habitantes dos slums,
grandes aglomerações nos suburbios de Mumbai (India).
Ali reinam, absolutas, a precariedade e a violência.

Trailer : clique aqui


Jamal, 18 anos, copeiro em uma empresa de telefonia, é um slumdog que acaba sendo selecionado para participar do programa Who wants to be a millionaire? (a versão indiana do Show do Milhão de Silvio Santos). Para a surpresa da platéia, espanto do publico do pais inteiro e frustração do apresentador do programa, Jamal responde corretamente etapa por etapa, chegando assim à grande questão de 20 milhões. Como um garoto saido diretamente das profundezas da miséria pode conhecer a resposta para tantas perguntas maliciosas ? Afim de garantir a audiência para o proximo episodio, o programa acaba entre a pergunta de 10 e a de 20 milhões de roupees.



Entretanto, suspeito de ter aplicado um golpe, Jamal é enviado direto para a delegacia, onde torturas de fazer inveja à inquisição o esperam, afim de arrancar-lhe a confissão. Obrigado a justificar como ele conhecia as respostas, ele começa a narrar os episodios da sua infância e adolescência nos slums. São esses flash-backs que trarão a explicação de como ele foi capaz de responder a cada questão que lhe foi proposta no programa. Assim, de maneira super dinâmica, colorida, com uma trilha sonora cativante, a historia de Jamal é contada sob a forma de um intenso zigzag, alternando seu martirio na delegacia, sua participação no programa de TV e as peripécias na sua infância -- que foi tudo menos banal.



Uma vida pontuada por dramas e alegrias, por um humor inocente, pela cumplicidade (ambigua) do seu irmão Salim e pelo seu grande amor, a bela Latika. O novo filme do diretor Danny Boyle (de Transpotting ou ainda A praia) possui um ritmo frenético, com um enredo que combina ação, suspense e romance em proporções equilibradissimas. Um destes filmes que nos deixam a sensação (talvez ingênua, talvez não) de que é possivel ser feliz, apesar de todo o resto. Slumdog Millionaire obteve 10 nominações para o Oscar 2009 (incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor trilha sonora).




23 DE FEVEREIRO DE 2009 :
SLUMDOG MILLIONAIRE ganhou 8 Oscars -- melhor filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia,
montagem, efeitos sonoros, trilha sonora e canção original ("Jai Ho", a da coreografia no final).

22 janvier 2009

Revolutionary Road


"Acreditar nos seus sonhos pode matar".
[Sam Mendes]

Trailer : clique aqui



Kate Winslet
e Leonardo Dicaprio de novo protagonizando um filme.
Não, não é
Titanic II - O retorno. E quem pensar que Revolutionary Road (Foi apenas um sonho, no Brasil ; Les noces rebelles, na França) é um Titanic II, corre o risco de levar um iceberg bem no meio da cara.



O diretor Sam Mendes (por sinal marido de Kate Winslet), retoma aqui a mesma tematica abordada no seu implacavel primeiro filme Beleza Americana: a morosidade da tipica vida da classe média, com a neuroses que a acompanham e as frustrações que dela resultam. As interpretações de Dicaprio, Winslet e Shannon são memoraveis ; a filmagem é sobria, doce e terrivelmente agressiva. Revolutionary Road é mais um destes filmes que 50% da pessoas detestarão e 50% amarão. E em qualquer um dos casos, as lembranças que ele deixa são daquelas que nos assombram mesmo muito tempo depois de sairmos do cinema...





... desta vez, o cenario não é um navio descomunal, mas um banal e tranquilo bairro residencial americano dos anos 50. Uma bela casa. Dois lindos filhinhos. Vizinhos hipocritamente adoraveis. E o que vai afundar também não é um navio, mas a relação de Frank (Dicaprio) e April (Winslet). Franck esta prestes as receber uma super promoção no seu emprego. April não esqueceu que os dois tinham outros planos antes aterrisar de paraquedas no meio deste 'american dream'. Ele, um homem de carater fragil, prefere se acomodar à pacata rotina do 'american way of life' ; ela, uma mulher à frente do seu tempo, esta disposta a vender tudo e partir com a familia para viver em Paris, sonho de Frank, e investir na carreira de atriz de teatro, seu proprio sonho.


Mas quando os sonhos de um casal são perseguidos por apenas uma das partes, o amor pode se transformar rapido em frustração. E a frustração, em tragédia. Em meio a varios personagens que, com inveja e ironia, desejam secretamente que os planos de redenção do casal fracassem, John (Michael Shannon), o filho dos vizinhos recém-saido de um hospital psiquiatrico, é o unico com lucidez suficiente para compreender os sonhos de April e o impasse do casal. Louco ou não, é ele quem lhes dira em voz alta certas verdades que muitos preferem calar -- e que Frank principalmente prefere não ouvir. Este papel valeu a Shannon uma indicação (bem merecida) ao Oscar 2009 de melhor ator coadjuvante. Alias, estou super surpreso que Revolutionary Road não tenha sido PELO MENOS indicado ao Oscar de melhor filme.

15 janvier 2009

Seminario RP2E 2009 / Séminaire RP2E 2009


Clique sobre a imagem para vê-la grande.
[Cliquez sur l'image pour l'agrandir].

Apresentação do Edu hoje no Seminario RP2E :
* Com calma e clareza
* Sem estourar o tempo
* Varias pessoas vieram me dizer, pessoalmente, que a acharam super didatica. Ao lado, uma montagem de fotos tiradas pela colega Nidal. Abaixo, um trechinho de 25 segundos do "espetaculo" (toh brincando).

Présentation orale d'Edu aujourd'hui dans le Séminaire RP2E :
* Posée et claire
* Sans dépasser le temps maximal
* Plusieurs personnes sont venues me dire personnellement qu'ils l'ont trouvée très pédagogique.
Ci-contre, un montage de photos prises par ma collègue Nidal ; ci-dessous, un petit extrait de 25 secondes du "spectacle" (je rigole).





04 janvier 2009

Forgive me


Este post é dedicado a todos aqueles que eu possa ter ferido com a impetuosidade e a falta de tato de momento de grande solitdão, em que meu discernimento se fez ausente. Eles se reconhecerão na mensagem.

Ce post est dédié à tous ceux qui j'aie pu blesser avec l'impétuosité et le maladresse d'un moment de solitude exacerbée, où mon discernement s'est fait absent. Ils se reconnaîtront dans le message.


A MOMENT LOST
(Enya)

It's only now when words are said
that break your heart in two,
I wonder how you can endure
all I've said, all I say to you.

How strong, how brave, how true of you
to bear the hurt I gave.
I know it tears your heart in two,
all I've said, all I say to you.

After all the words are said,
after all the dreams we made;
every one a precious one,
every one a summer sun...

A moment lost, forever gone
can never be again,
so know how much it means to me;
all you said,
all you gave,
all your love to me.